Projeto de lei determina que desmanches e oficinas façam dedetização

Projeto de lei determina que desmanches e oficinas façam dedetização

O combate ao Aedes aegypti  não pode parar, devido ao perigo que esse mosquito apresenta, as mais diversas medidas são tomadas, como mutirões, propagandas informativas até criação de projeto de lei que determina que desmanches e oficinas façam dedetização. Neste post vamos falar mais sobre esse projeto!

O projeto de lei criado pelo vereador Bilili (PSDB) tendo como objetivo tornar obrigatória a dedetização em estabelecimentos que trabalham com recuperação de carros, desmanches, autopeças, oficinas, borracharias e depósitos de pneus.

“Dispõe sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos comerciais que trabalham com recuperação de carros (desmanche), autopeças, oficinas de carros, borracharias, material reciclado e sucatas e demais estabelecimentos que tenham depósito de pneus expostos ao tempo, de dedetizarem o local contra o aedes aegypti e de afixarem o certificado de garantia do serviço em local de fácil visibilidade”

O descumprimento ao disposto nesta Lei acarretará ao infrator multa correspondente a 5 Unidades Fiscais do Município de Taubaté – UFMT, cujo valor será duplicado em caso de reincidência. “

A maioria dos estabelecimentos que trabalham no ramo de recuperação de automóveis  causam preocupação para o segmento, já que são fonte de várias doenças causadas por pragas e insetos.

Com isso em mente foi criado um Projeto de Lei em fevereiro deste ano para garantir que essas empresas, como desmanches, autopeças, oficinas, borracharias e depósitos de pneus, sejam obrigadas a realizar a dedetização.

De acordo com a proposta os estabelecimentos em questão deverão divulgar o certificado de garantia de serviço, sendo que o descumprimento da lei acarretará uma multa no valor de R$935,00, valor esse que pode ser dobrado em caso de reincidência.

Além disso foram aprovadas também duas emendas. A primeira diz que o prazo para a dedetização deve ser de critério do órgão fiscalizador, enquanto a segundo inclui estabelecimentos que trabalham com material reciclado e sucata.

Saiba mais

O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros.

Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada – ambiente propício para procriação do Aedes aegypti.

Lembre-se de verificar sempre

  • Tampe os tonéis e caixas d’água;
  • Mantenha as calhas sempre limpas;
  • Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
  • Mantenha lixeiras bem tampadas;
  • Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
  • Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
  • Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
  • Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
  • Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;
  • Limpe ralos e canaletas externas;
  • Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;
  • Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;
  • Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.

Caso observe o aparecimento de manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados ou febre, busque um serviço de saúde para atendimento e não tome qualquer medicamento por conta própria.

Não esqueça de comentar para nós! Quer saber mais sobre esse assunto? A gente te ajuda! Acesse o nosso blog

Deixe um comentário